Foto: By WestportWiki - Own work, CC BY-SA 3.0
Pra lá, por quê?América
17/06/2016 | Nenhum comentário

A cidade com mais casais gays nos Estados Unidos

Em tempos de tanta intolerância, quando os ecos de Orlando ainda estão pelas redes sociais, é bom poder mostrar um outro lado. Conheça um lugar de diversidade e bom humor em terras americanas.

O título desse post não é uma falácia, foi o censo americano de 2010 que revelou que Provincetown tem a taxa mais alta de casais do mesmo sexo do país. São 163 para cada mil. E essa configuração não é nova. A cidadezinha com pouco mais de três mil habitantes é amiga da comunidade LGBT desde os anos 40, quando já exibia shows de drag queens.

Pilgrim Monument em Provincetown Blog Vem Por Aqui

P´Town é apenas um dos apelidos desse braço de terra que avança para o mar e fica a duas horas e meia de Boston, mas você também pode chamar de Party Town (ou Cidade da Festa) se preferir.

A relação entre o resort e a bandeira do arco-íris começou por acaso, quando artistas, escritores, pintores e companhias de teatro experimentais escolherem o local como retiro e destino preferido de férias.

Pessoas pintando na praia de Provincetown nos anos 40 Blog Vem Por Aqui

Nos anos 60 foi a vez de grupos hippies se instalarem por ali e, desde 1978, um guia de negócios já promovia oficialmente o turismo gay.

O proprietário da escola de inglês Speak Fast e ator, Lúcio Paes, morou nos Estados Unidos por mais de oito anos e ficou encantando com o charme de P´Town. Ele diz que o ar bucólico da cidadezinha faz valer a visita para qualquer um, independentemente da opção sexual.

Todos deveriam conhecer, é linda! Tudo colorido, nunca vi igual.”

No verão a população aumenta e chega a quase 60 mil, as ruas ficam lotadas de turistas. Além de aproveitar a beleza das praias, muitos aparecem por lá para curtir os festivais mais importantes. Um deles acontece sempre em junho. Este ano, o Portuguese Festival vai do dia 23 a 26. O evento celebra a cultura portuguesa, já que, entre os séculos XVIII e XIX, Provincetown recebeu muitos marinheiros lusitanos, interessados em ganhar dinheiro num dos portos mais importantes dos Estados Unidos. Aliás é comum encontrar bandeiras de Portugal e produtos típicos dos nossos colonizadores no comércio.

Bandeiras de Portugal no Provincetown Portuguese Festival Blog Vem Por Aqui

Outra comemoração que movimenta a cidade é a Bear Week, em julho. Um festival que não tem nada a ver com a presença de ursos nas redondezas, mas brinca com a gíria gay para designar homens grandes e peludos.

Cartaz da Bear Week Blog Vem Por Aqui

A semana de carnaval, ou PBG´s Carnival Week, fecha a temporada das festas de verão em agosto, com eventos acontecendo em várias partes do resort.

Cartaz do PBG´s Carnival Blog Vem Por Aqui

Não é a toda que P´Town é citada em muitos sites como uma das melhores praias do mundo para o público LGBT.

Vida longa à tolerância!!!

* Veja a lista de hotéis disponíveis na cidade, aqui.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *