Foto: Christiano Abreu Barbosa
Pra lá, por quê?Brasil
31/05/2016 | 1 comentário

O restaurante do Chapolin e as delícias de Nobres

Christiano Abreu é diretor do grupo Folha da Manhã, em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio. Ele já viajou 43 países e, desde que saiu do Brasil pela primeira vez, em 1996, tentava passar os aniversários no exterior. No ano passado, teve que rever o destino.

“Foi o aniversário da crise e eu fiquei no Brasil.” – diz Christiano.

Como nunca fez questão de viagens glamorosas e hotéis sofisticados, aproveitou pra conhecer um lugar diferente, gastando pouco. E virou fã de Nobres.

Jardim, Bom Jardim, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, águas transparentes, araras… Dá pra fazer algumas confusões descrevendo Bonito e Nobres, cidades de natureza exuberante do centro-oeste do país.

Se Bonito já é famosa, está no Mato Grosso do Sul e guarda seus tesouros no distrito de Jardim, Nobres ainda tem muito o que apresentar, fica no Mato Grosso e esconde suas belezas em Bom Jardim, a 65 quilômetros da cidade.

Mulher mergulhando em rio de Nobres Blog Vem Por Aqui

A verdade é que nem é preciso passar por Nobres para se chegar a Bom Jardim. Quem quer variedade pode dar uma esticada em Cuiabá ou na Chapada dos Guimarães, que estão a duas horas de distância, como fez Christiano.

Para ir à capital do estado, ele aproveitou milhas acumuladas e gastou menos de R$ 1.500 para passar quatro dias em Nobres com a esposa, incluindo pousada, passeios e os outras despesas.

O ecoturismo é o forte da cidade. Dá pra fazer flutuação em rios, nadar em cachoeiras ou percorrer trilhas na mata.

A cor da água é cristalina demais, porque tem muito calcário no solo, no rio, então, a cor da água é muito bonita!”

Para chegar à Cachoeira da Serra Azul o turista une as três atividades. Os 45 metros de queda d´água terminam numa lagoa límpida onde é possível flutuar, admirando os peixes, só é preciso disposição para andar por cerca de 500 metros no meio da vegetação e subir uma escadaria de mais de uma centena de degraus.

Outro ponto muito concorrido é o Balneário Estivado, uma piscina de água doce no rio de mesmo nome, onde os peixes chegam a saltar para pegar comida na mão dos visitantes.

Balneário Estivado em Nobres Blog Vem Por Aqui

No Aquário Encantado há 32 espécies, incluindo pacus e piaus, que podem ser vistas com facilidade passeando pelo rio.

A pousada escolhida por Christiano, a Rio Cuiabazinho, não está ativa, mas há outras opções novas e com instalações confortáveis. Nos sites de agências de turismo da região, como esse, esse ou esse outro aqui, dá pra comprar pacotes dos passeios e no Booking há uma lista com as principais opções de hospedagem.

Christiano Abreu numa das viagens pelos 43 países que passou. Blog Vem Por Aqui

Christiano numa das viagens pelos 43 países em que passou.

Para descobrir a melhor cozinha regional, Christiano fez o que há de mais eficiente em qualquer viagem, perguntou aos locais onde eles comem, e  descobriu o Restaurante do Chapolin, que fica nos fundos da pousada Nossa Senhora da Guia. O dono, o próprio Chapolin, que é mato-grossense, mas já foi vereador em Conselheiro Lafaiete (MG), é o cozinheiro.

O pessoal do Detalhes de Viagens registrou a simplicidade do Restaurante do Chapolin em foto.

O pessoal do Detalhes de Viagens registrou a simplicidade do Restaurante do Chapolin em foto.

O restaurante fica numa garagem e os próprios clientes buscam a cerveja no freezer. O preço é fixo e os pratos feitos deixam ótimas lembranças.

“É o melhor restaurante na cidade. A comida é saborosíssima, totalmente regional, ele faz um peixe na grelha…” – suspira, Christiano.

O Dondeando Por Aí também mergulhou nas águas de Nobres.

Compartilhe

Comentários

  1. Christiano Abreu Barbosa disse:

    Olá Érika!
    Ficou muito legal a matéria!
    Você teve muita habilidade em apurar uma história e trazer os pontos chaves e as nossas percepções para cá.
    Parabéns pelo blog, está muito bom!
    Agora vou correr para o coquetel 🙂
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *