Foto: Carmen Calixto
Na suaÁfrica
29/06/2017 | 1 comentário

Joanesburgo para todos os gostos

A arquiteta Carmen Calixto está há três meses em Joanesburgo. Enquanto estuda e acompanha o marido, que está implantando um projeto na cidade, Carmen aproveita para buscar ideias e inspirações para o trabalho que desenvolve no seu escritório, em Minas Gerais. Ela está tão encantada com o que tem visto, que fez questão de enviar o seu relato pra gente, e contar, do seu jeito, porque vale a pena conhecer a maior metrópole da África do Sul.

Tive a oportunidade de vir passar uns meses nessa cidade e, confesso, que me impressionei muito com ela, que já tem um lugar especial no meu coração.

Joanesburgo, carinhosamente chamada de Joburg pelos habitantes, é o principal núcleo urbano, industrial, comercial e cultural do país e é extremamente cosmopolita.

Prédio envidraçado do Melrose Arch com mesas na frente de um restaurante e guardas de trânsito na rua Blog Vem Por Aqui

Em todos os lugares, vemos pessoas de diferentes etnias e religiões. Simpatia e hospitalidade são qualidades extremamente afloradas. Os moradores são receptivos, calorosos e sempre dispostos a ajudar.

Tenho um escritório em Belo Horizonte e estou aproveitando a temporada na África para adquirir novas idéias e inspirações para os meus projetos. Percebo que eles estão ficando cada vez mais ricos, pois tenho tido diferentes experiências e observado novas formas de se viver."

Uma característica bem peculiar de Joanesburgo é ser uma das cidades mais arborizadas do mundo. Vista de cima, mais parece um parque, de tão verde.

Parque da cidade com pista de caminhada no meio, gramados amplos com árvores ao lado Blog Vem Por Aqui

Falando em parques, isso é o que não falta por aqui. São inúmeros, espalhados por toda parte, onde se pode dar uma caminhada, fazer um piquenique ou simplesmente descansar. Há também muitos campos de golfe, com gramados intermináveis e árvores centenárias.

Joanesburgo também é um prato cheio para os amantes da gastronomia, possui excelentes restaurantes, de todas as especialidades e nacionalidades. Dificilmente você sairá insatisfeito de um restaurante daqui. Os pratos são extremamente bem servidos e muito saborosos.

Para quem gosta de fazer compras, minha dica é trazer uma mala bem grande, pois há excelentes shoppings e centros comerciais, onde você vai encontrar de tudo. Além das inúmeras lojas de departamento, também há lojas de alta costura, supermercados e farmácias capazes de enlouquecer as mulheres! E o preço é muito bom para os brasileiros, pois o câmbio é vantajoso para nós.

A seguir, algumas atrações imperdíveis:

Melrose Arch

É um complexo urbanístico que possui inúmeras lojas, resturantes, escritórios , hotéis, academias e alguns prédios residenciais.

Região do Melrose Arch com vários prédios em volta com paredes avermelhadas e cúpulas ou detalhes em vidro e pessoas no meio do complexo Blog Vem Por Aqui

O projeto de desenvolvimento urbano de Melrose Arch começou em 1996. Desde sua construção, o espaço tem sido ícone local e atração turística. Liderado por Osmond Lange Arquitetos, o projeto foi concebido em conjunto com vários arquitetos renomados. O objetivo era projetar um ambiente multifuncional que combinasse uma área corporativa, de varejo, social e residencial.

O complexo possui forma triangular, situa-se adjacente a uma das principais autoestradas da cidade e é circulado por duas importantes vias arteriais: Colett Drive e Athol Oaklands.

A arquitetura geral de Melrose Arch tem forte influência do pós-modernismo. Os edifícios são diferentes entre si, mas possuem uma certa semelhança em termos de estilo e acabamentos. Cada edifício foi projetado por uma equipe diferente de arquitetos, mas eles dialogaram durante todo o processo de criação, a fim de trabalharem a mesma linguagem arquitetônica no complexo.

Torre de prédio pintada de amarelo do meio para cima e com tijolos aparentes embaixo. No alto, estrutura de vidro Blog Vem Por Aqui

Em todos os edifícios nota-se a presença forte de concreto armado, esquadrias pretas em aço e vidros incolores, tijolos aparentes.

Percebe-se ainda a forte ênfase na escala humana, colocando a ideologia do consumidor em prioridade.

O complexo deu tão certo que já está em fase de expansão e o local agora tem um dos metros quadrados mais caros da cidade.

É uma área extremamente segura, onde se pode passear tranquilamente pelas calçadas, apreciar um fim de tarde em uma das inúmeras cafeterias, curtir um saboroso jantar ao ar livre ou simplesmente fazer compras.

Fachada de restaurante do complexo com letreiro luminoso Blog Vem Por Aqui

Geralmente, nos finais de semana, algumas ruas ficam fechadas e acontecem feirinhas, shows e atrações para crianças. É um lugar muito agradável e vale a visita!

Feirinha na rua com várias barraquinhas e clientes observando os produtos Blog Vem Por Aqui

Neighbourgoods Market

Não deixe de reservar um tempinho para visitar o Neighbourgoods Market. A feirinha, que acontece todos os sábados, das 9h às 15h faz parte de um projeto de revitalização do centro da cidade, que hoje é um local extremamente decadente.

Um velho edifício com fachada em concreto foi escolhido para abrigar essa interessante feira de gastronomia, cultura e artesanato, que representa bem o estilo de vida cosmopolita da cidade.

Fachada com parede lateral com texturas e sacadas com tijolinhos de concreto Blog Vem Por Aqui

Além de curtir uma boa música no terraço, vale a pena passear por todos os andares onde a feirinha acontece. O ambiente é muito bacana e descolado, cheio de gente cool.

Terraço do prédio cheio de pessoas em pé conversando Blog Vem Por Aqui

Tudo é muito caprichado, as mesas são todas decoradas com flores frescas.

Vasos de flores pendurados no teto Blog Vem Por Aqui

Os lavatórios dos banheiros me chamaram atenção por sua originalidade. Foram utilizados alguns tanques de lavar roupa antigos, em cimento, pintados de amarelo vivo.

Pias amarelas do banheiro Blog Vem Por Aqui

Espelhos e alguns vasos de plantas pendentes foram acrescentados. O resultado ficou muito original e interessante.

Na feira podemos encontrar comidas das mais diferentes nacionalidades, bebidas diferentes e um pouquinho de artesanato. O lugar é muito legal!

Mosaico com fotos de várias comidas servidas no local, a primeira é uma barraca de bebidas com um quadro negro explicando o que é e canequinhas na frente, a segunda uma moça mexendo uma grande panela de paella, a terceira uma bandeja de guiozas e a última de pães Blog Vem Por Aqui

Rosebank

O bairro abriga muitas torres empresariais. Nele, encontramos um complexo de shopping centers, com muitas opções de bons restaurantes e lojas. Apesar de eu não considerar o local muito charmoso, pois é uma atmosfera bem artificial, vale visitar, pois é lá que se concentram alguns dos melhores restaurantes de Joanesburgo.

Todos os domingos, acontece uma feirinha no estacionamento superior do Rosebank Mall, onde podemos encontrar comida, roupas, bijuterias e muitas peças de artesanato local, como animais esculpidos em madeira, animais feitos em miçangas, echarpes e tecidos.

Entrada do Rosebank Mall com letreiro acima Blog Vem Por Aqui

Além disso, a feirinha conta com uma área reservada apenas para antiguidades. Quem gosta de garimpar, provavelmente encontrará peças interessantes.

Se quiser comprar uma lembrança, não se esqueça de pechinchar, pois esse é um hábito comum nessa feira.

Sandton

É uma área extremamente empresarial, com grandes torres corporativas. Nele encontramos a famosa Mandela Square. A praça, rodeada de bons restaurantes, tem uma grande estátua de Nelson Mandela e uma fonte que é a alegria das crianças nos dias quentes.

Estátua gigante de Nelson Mandela e meninos sem camisa, de calça preta, dançando na frente e pessoas observando Blog Vem Por Aqui

Apesar de ser uma área bem turística, a praça é um passeio interessante.

Do ponto de vista arquitetônico, achei que faltou um pouco de paisagismo. A praça é muito extensa e toda pavimentada. Se tivesse mais presença de jardins, seria um local mais agradável.

Interligada à essa praça, está um dos melhores shoppings da cidade, o Sandton City. Fundado em 1970, o complexo recebeu uma cobertura em forma piramidal, em 1990, o que tornou o edifício bem característico. Ele pode ser visto à distância, de vários pontos da cidade.

Prédio visto à distância com letreiro no topo Blog Vem Por Aqui

O shopping possui lojas de grandes marcas de alta costura, excelentes lojas de departamento, bons restaurantes e uma área destinada às joalherias especializadas em diamantes, a Diamond Way. Mesmo para quem não pretende comprar joias, vale a pena o passeio pois os diamantes são de encher os olhos!

Interligado ao shopping, temos o Hotel Michelangelo. De arquitetura extremamente extravagante, o hotel é um dos melhores da cidade e atrai turistas de todo o muno.

Hotel visto do alto, prédio largo cheio de janelas com duas torres em cima Blog Vem Por Aqui

Todos os corredores do hotel são abertos e voltados para um vão interno, onde um pendente de cristal gigantesco ocupa vários pavimentos de altura. O elevador é panorâmico e está situado próximo ao imponente pendente.

Corredor interno do hotel visto do alto Blog Vem Por Aqui

O bairro de Sandton está em pleno desenvolvimento imobiliário e, para todo lado que olhamos, vemos inúmeras torres corporativas e residenciais sendo construídas.

Essa parte da cidade, se assemelha muito aos centros comerciais das grandes metrópoles. É uma área mais urbanizada, com presença de grandes construções em vidro reflexivo, tráfego mais intenso e menos vegetação.

Jardim Botânico

Um lugar muito legal para quem gosta de estar perto da natureza é o Jardim Botânico, que fica localizado no subúrbio de Emmarentia.

Lago do jardim com banquinho na beirada e aves dentro da água Blog Vem Por Aqui

O jardim cobre uma área de cerca de 125 hectares e possui extensos gramados, uma grande pista para caminhada, jardins de rosas e um lago, onde são praticados esportes aquáticos como canoagem, vela e polo.

Longo gramado do Jardim com barquinhos ao fundo do lago rodeado por árvores Blog Vem Por Aqui

Uma boa dica é separar uma manhã para fazer um piquenique no local.

Pilanesberg Park

Há apenas duas horas de viagem de Joanesburgo, o Pilanesberg Park é uma excelente opção para quem quer fazer um safari. Aliás, quem vem à África do Sul não pode deixar de fazer um safari, que é uma experiência única e muito emocionante.

Lateral do carro do safari passando na estrada com cervo atravessando a pista Blog Vem Por Aqui

O parque está situado em uma zona de transição entre a secura do Kalahari e a vegetação úmida de Lowveld e atrai uma incrível variedade de animais de caça, flora e fauna, que não são frequentemente encontrados, vivendo lado a lado. Praticamente todas as espécies animais nativas da África Austral podem ser vistas aqui.

Homem de costas com uma câmera fotografando girafa na savana Blog Vem Por Aqui

O tamanho relativamente pequeno do parque, e sua riqueza ecológica incomum, aumentam drasticamente sua chance de encontrar os famosos “Big Five” em seu ambiente natural. Os “Big Five” são os cinco mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem: leão, elefante africano, búfalo, leopardo e rinoceronte.

Leoa pequena deitada no mato Blog Vem Por Aqui

O parque conta com várias opções de pousadas, capazes de agradar aos mais diversos tipos de viajantes.

Entardecer num lago do parque com galhos dentro de montanha ao fundo Blog Vem Por Aqui

Como fomos com uma criança pequena, ficamos hospedados no Bakubung Lodge e gostamos muito!

Quarto do lodge com cama larga e mesa de madeira com espelho na frente, varanda ao lado Blog Vem Por Aqui

Onde Comer

O Tashas é um restaurante muito tradicional. Ele pode ser encontrado em vários bairros da cidade e as pessoas daqui adoram.

Entrada do Tashas com mesas e cadeiras na frente, estrutura de madeira em volta da entrada, vitrôs e letreiro acima Blog Vem Por Aqui

Lá você vai encontrar desde um caprichado café da manhã, até um almoço ou jantar mais elaborado. O restaurante também conta com uma grande mesa de doces e pâtisseries que são de dar água na boca.

O cappuccino do Tashas também é espetacular. Vale a pena dar uma passada nesse restaurante, nem que seja para tomar só um lanchinho.

Xícara branca sobre prato branco com colher do lado e dentro capuccino e espuma Blog Vem Por Aqui

A carne na África do Sul é muito gostosa e existem muitos restaurantes especializados nisso. Se quiser provar uma carne deliciosa e muito suculenta, não deixe de ir no Grill House.

Prato do Grill House com grande bife e batata Blog Vem Por Aqui

Onde se hospedar

Integrado à Nelson Madela Square e ao Sandton City Mall, o hotel Michelangelo possui arquitetura exuberante e suítes luxuosas.

Já o African Pride está localizado em Melrose Arch e conta com decoração com estilo africano.

Quarto do hotel Blog Vem Por Aqui

O café da manhã é maravilhoso. Não deixe de experimentar o iogurte.

Mesa de café do hotel

Compartilhe

Comentários

  1. Armonia Gimenes de Salvo Domingues disse:

    JOANESBURGO PARA TODOS OS GOSTOS – maior metrópole da África do Sul.
    A arquiteta Carmen Calixto se encanta e nos encanta com seu relato pormenorizado sobre uma Joanesburgo tão colorida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *