Foto: Governo de Buenos Aires
Na minhaAméricaBrasilEuropa
02/06/2016 | 1 comentário

Por que usar ônibus de turismo?

Antes de viajar para fora do Brasil conheci aqueles ônibus de dois andares, que fazem rotas turísticas, numa das cidades mais organizadas do país, Curitiba. Rodando pela capital do Paraná, no que eles chamam de  Linha Turismo, vi várias atrações, fui a pontos distantes entre si, otimizando o tempo, sem me cansar.

Linha de ônibus de turismo de Curitiba

Belo Horizonte deve ser um dos poucos lugares onde a linha não colou…No Rio ela já foi e voltou e em Salvador também circula.

O sistema é praticamente o mesmo no mundo todo: a gente compra o ticket, sobe no ônibus, e pode sair várias vezes durante o trajeto. Já andei em linhas de Santiago, da Cidade do México e vi muitos circulando em Buenos Aires, Paris e Barcelona. Algumas cidades têm mais de uma companhia operando e oferecem várias opções de roteiro.

Érika Gimenes e amigos no ônibus da linha turística da Cidade do México

Enquanto estamos dentro do veículo podemos usar fones de ouvido que trazem informações sobre as áreas por onde estamos passando. Quase sempre há audioguias em português.

Onibus de turismo de Paris Blog Vem Por Aqui

Nos pontos de parada, você desce, anda pela região durante o tempo que quiser, depois sobe no primeiro que passar, indo para o próximo destino.

Onibus de turismo de Barcelona Blog Vem Por Aqui

Claro que andar de metrô ou de ônibus comum dá um senso muito mais ‘real’ do lugar onde se está e permite que a gente encontre outras aventuras se perdendo pelos caminhos, além dos ônibus especiais não serem baratos. Ainda assim, acho que as linhas turísticas também têm suas vantagens.

Para quem vai ficar poucos dias numa capital essa é a maneira mais rápida e prática de conhecer um bom número de lugares. Mesmo pra quem vai ter tempo de explorar, eu recomendo. Esses ônibus ajudam a gente a ter uma visão global e escolher com calma onde queremos voltar.

Nem todos concordam, alguns especialistas têm até implicância com essas linhas por acharem que o turista leva uma impressão superficial do que está vendo, mas acho que todo mundo devia experimentar e tirar suas próprias conclusões.

Quer saber o que mais gente pensa sobre esses ônibus? Acesse o Viaje na Viagem, o Para Viagem, o Londres para Principiantes, o Aires Buenos ou o Passaporte BCN.

Compartilhe

Comentários

  1. Erika schunk disse:

    Eu também adoro!!! A gente já usou em diversos países!!! Evita o stress de ter que encontrar lugares/rotas/ponto de ônibus/estação de metrô quando se tem pouco tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *