Foto: Brighton Museum
BalaioEuropa
01/04/2018 | Nenhum comentário

Tudo sobre Brighton – Pontos Turísticos

Você, que leu esse outro post e está acompanhando a série sobre Brighton, já sabe como a cidade é vibrante.

Por aqui, sempre há um evento na pauta do dia, um bar ou restaurante novo sendo inaugurado, algum projeto bacana… Isso sem falar na beleza natural da paisagem, seja na praia ou no campo.

Não bastasse tudo isso, Brighton ainda tem pontos turísticos muito atrativos.

Royal Pavillion

O espaço mais famoso é, sem dúvida, o Royal Pavillion. O palácio construído pelo príncipe regente (e depois rei) George IV chama atenção porque mistura elementos indianos e chineses tanto na decoração quanto na arquitetura.

Lateral do palácio com teto arredondados e pontudos, e pessoas entrando Blog Vem Por Aqui

As fotos são proibidas na parte interna do palácio, mas o site da atração registra um pouco da atmosfera colorida e os adornos belíssimos das salas.

A visita custa £ 11.70 para adultos, £ 6.75 para crianças e £ 10.35 para quem tiver carteirinha de estudante. É possível baixar o audioguia, gratuitamente, pelo celular.

Não deixe de consultar o site sobre os horários de funcionamento e saiba que eles são bem rígidos quando à admissão.

Na primeira vez em que tentei fazer a visita, não estava atenta ao relógio. Cheguei faltando 10 minutos para às 16h (último horário para entrada no palácio) e fiquei tirando fotos na parte externa. Quando me encaminhei para o acesso, às 16h01, o funcionário bateu a porta na minha cara.

Pavillion visto à noite com luzes roxas iluminando a parte externa e vasta vegetação em frente Blog Vem Por Aqui

Bonito e surpreendente, de dia ou de noite

Mais história

Quem quer ampliar o conhecimento histórico sobre a região ainda pode comprar entradas conjuntas, com desconto, para o Royal Pavillion e outras duas atrações.

O Brighton Museum registra tudo que aconteceu na cidade desde a fundação e está no mesmo terreno do palácio.

Fachada do museu com árvores na lateral direita Blog Vem Por Aqui

Já a Preston Manor é uma mansão construída em 1.250 e restaurada em 1.738 que se transformou em museu e preservou o estilo de vida das famílias ricas da era Edwardiana.

Parte interna da casa com móveis antigos, grande lustre e cachorro empalhado Blog Vem Por Aqui

A entrada para os três sai a £ 16.50 para adultos e £ 9.50 para crianças.

Praia

Uma atração gratuita que, mesmo no inverno, oferece paisagens deslumbrantes é a praia.

Praia vista ao fundo com gramado verde e casinha antes do mar Blog Vem Por Aqui

As casinhas coloridas, que só podem ser compradas por moradores da cidade (mas já estão disponíveis para aluguel no AirBnb), são usadas para festas, reuniões com os amigos, churrascos… e trazem uma graça especial à orla.

Sequência com várias casinhas pintadas com cores diferentes, algumas com listras e outros efeitos gráficos Blog Vem Por Aqui

Caminhar pela beira-mar pode ser um desafio com o vento gelado, mas é um programa imperdível.

Pedrinhas e mar da praia Blog Vem Por Aqui

No verão, os piqueniques e as festas de estudantes são comuns, até porque o consumo de álcool é liberado (com o devido bom senso, como explica o site da prefeitura).

O pier também é uma área de visitação obrigatória. Seja para andar nos brinquedos do parque de diversões ou só para admirar a vista.

Pier num dia de neve com a areia coberta pelos flocos brancos Blog Vem Por Aqui

Você pode comer por ali ou atravessar a rua e andar um pouquinho para encontrar um dos melhores restaurantes de fish&chips da cidade, o Regency.

Fachada do restaurante com uma grande bandeira da Inglaterra acima e outra abaixo, na lateral direita. Mesas do lado de fora com pessoas comendo Blog Vem Por Aqui

Outras boas indicações para quem quer provar esse prato tipicamente inglês são o Bankers e o Bardsleys, que estão mais distantes da areia.

British Airways Tower

Já a i360 fica de frente para o mar. A torre modernosa com visão panorâmica foi construída pela companhia aérea British Airways.

Torre vista à distância no meio do passeio da praia. Longa torre cilíndrica com cabine redonda na ponta Blog Vem Por Aqui

Quem quiser subir paga £ 16.50 comprando o ingresso na hora e quase £ 2 a menos se comprar pelo site. Então, programa-se, escolha o último horário disponível no inverno e o mais próximo do pôr-do-sol no verão para ter um cenário ainda mais impressionante. Evite dias muito nublados.

Entrada da torre com paredes de vidro com nome da torre em metal prateado acima Blog Vem Por Aqui

O tour é curto, cerca de 15 minutos entre subida, parada e descida.

Pessoas sentadas em banco dentro de uma estrutura arredondada com vigas de metal retorcidas em cima do vidro Blog Vem Por Aqui

Turistas aguardando a subida na grande cabine que vai até o topo da torre

Mas o que se vê lá de cima faz valer o passeio.

Mosaico com quatro fotos com vistas do alto da cidade feitas da torre, na primeira há prédios e avenida larga no meio, na segunda, grande campo verde com prédios de cada lado, na terceira a praia e alguns prédios e na quarta apenas prédios Blog Vem Por Aqui

Fazendas de vento

Outra atração interessantíssima, mas que eu não tive coragem de encarar durante o período de frio, é a visita às wind farms, grandes moinhos de vento, instalados no meio do mar, que produzem parte da energia da região.

Moinho de vento espalhados pelo mar Blog Vem Por Aqui

Os barcos que vão até lá saem da marina e a aventura dura cerca de três horas, entre o tempo de deslocamento até a área e o de observação.

Plataforma de onde são controlados os moinhos Blog Vem Por Aqui

O preço fica entre £ 30 e £ 40 por pessoa e você encontra mais informações aqui. Aliás, no mesmo site, você fica sabendo sobre programas de mergulho e de pesca.

The Lanes

Falei um pouquinho sobre essa área nos posts sobre compras e lugares para comer.

O conjunto de ruelas chamado de Lanes é, sem dúvida, a parte mais descolada de Brighton.

Grande placa indicando The Lanes e uma seta à direita num prédio com ônibus passando na rua Blog Vem Por Aqui

Na Gardner Street está o Komedia, espaço de entretenimento que reúne teatro, cinema e bar e tem uma programação intensa com muitos shows e apresentações de stand-up comedy.

Fachada do espaço com grande letreiro luminoso com o nome em cima e mesinhas na calçada Blog Vem Por Aqui

Inesperadas

Como acontece em muitas cidades europeias, a história está viva nas ruas e basta andar sem compromisso para encontrar prédios impressionantes. Há uma série de igrejas e templos, destacados no site oficial de turismo.

Mosaico com cinco fotos de quatro igrejas da cidade, uma está repetida em close Blog Vem Por Aqui

A Clock Tower é o ponto de encontro mais famoso e central.

Torre com relógio no alto no meio do centro da cidade Blog Vem Por Aqui

Alguma construções já nasceram voltadas para o entretenimento, como o Royal Theater.

Prédio do teatro com andaime do lado para reforma e letreiro vermelho na vertical com o nome Blog Vem Por Aqui

Outras foram adaptadas para este fim, como o antigo mercado e o Brighton Dome.

Mosaico com a foto das fachadas dos dois prédios Blog Vem Por Aqui

Um lugar que acabou virando ponto turísticos pelas criações artísticas em chocolate é a Choccywoccydoodah, loja de doces de South Laine que atende, frequentemente, a família real e artistas.

Entrada da loja em madeira preta e com vitrines de vidro exibindo as criações com nome em cima em letras douradas Blog Vem Por Aqui

Dizem que os produtos da loja são mais bonitos que gostosos, mas, diante de tanta criatividade, quem resiste?

Bolo em formato de um busto da cantora Carmen Miranda com sutiã em formato de abacaxi e chapéu ornamentado com frutas Blog Vem Por Aqui

Advogados vão ficar felizes em saber que podem assistir a uma sessão na corte da cidade sem nenhuma burocracia.

Foto da fachada do tribunal com escadaria e portas de vidro, brasão acima e, na lateral direita, símbolo indicativo da entrada para pessoas com dificuldade de locomoção Blog Vem Por Aqui

O tribunal é simples, não tem nada da imponência ostensiva dos nossos, e são apenas quatro salas para julgamentos, mas é uma experiência interessante ver os representantes da lei com suas perucas e avaliar o processo por aqui.

Street art

Brighton também é um paraíso para os fãs de street art. O Inspiring City mostra onde estão algumas das principais obras.

Mosaico com quatro grafites, primeiro na porta de aço de uma loja com peixes, segundo com pássaro e outros símbolos pintados em prédio todo azul, terceiro com um jardim de flores e uma borboleta em prédio e quarto com um pássaro grande na porta de aço de outra loja Blog Vem Por Aqui

Mas não é preciso nenhum esforço para encontrar grandes murais.

Mosaico com quatro grafites, primeiro nas divisórias de metal de um terreno em construção com torre i360 inclinada e mulher (ou drag queen) muito maquiada, segundo com Alf, o extraterrestre, e menina em muro, terceiro na parede do bar The Eagle, uma águia e quarto esponja estilizada tipo gente fazendo sinal de silêncio com o dedo no lábio Blog Vem Por Aqui

Fique atento aos que estão em cima dos prédios quando estiver na i360.

Mosaico mostrando dois grafites no alto de prédios, o primeiro é uma pintura multicolorida com a frase Art + Belive e o segundo tem um rosto de óculos refletindo na primeira parte e na, na segunda, um We Love (no formato de coração) Brighton Blog Vem Por Aqui

Por perto

Alguns ônibus que circulam no centro da cidade têm como destino ótimas opções nos arredores.

Devil’s Dyke é uma região montanhosa com várias trilhas para serem percorridas a pé ou de bicicleta e paisagens para serem admiradas durante um piquenique.

Pôr do sol visto ao longe com montanhas no primeiro plano da foto Blog Vem Por Aqui

Já Seven Sisters é o conjunto de penhascos de giz que se espalham pela costa do condado de East Sussex.

Penhasco branco com grama verde em cima e mar azul à frente Blog Vem Por Aqui

O que vem por aí

Como não falta inovação em Brighton, a cidade emenda um festival atrás do outro. O próximo é a Wine Week, com bares e restaurantes participando com promoções e menus especiais.

Cartaz do festival indicando que começa dia 05/04 e acaba 15/04 Blog Vem Por Aqui

No dia 07/04 vai haver um grande mercado de rua no Brighthelm Gardens, com barraquinhas de vários empreendedores locais.

Pessoas andando em frente de barraquinhas com bandeirinhas penduradas entre as barracas Blog Vem Por Aqui

O festival mais esperado de Brighton & Hove, no entanto, é o Fringe. O evento começa dia 04/05 e termina dia 03/06. Os ingressos já estão à venda.

Há desde peças de teatro a apresentações musicais, exibição de filmes… Só baixando a revista do festival na internet para saber o que escolher. A versão física do programa também está sendo distribuída pela cidade.

Grace Carter

E por falar em novidades, Brighton está ‘exportando’ uma cantora que tem tudo para ser a próxima grande estrela britânica.

Grace Carter começou a aparecer em rádios de Londres, a fazer shows em outros países do Reino Unido e já emplacou uma música na série Grey’s Anatomy:

A minha querida hostess, Karen Morton, foi quem me apresentou à mãe de Grace, Rachel, uma inglesa simpaticíssima e, claro, orgulhosa da cria.

Mão segurando taça de espumante no meio de duas senhora, uma de cabelo castanho, Karen, e outra de cabelos louro encaracolados, Rachel Blog Vem Por Aqui

Olha a minha mão aí, brindando com Karen e Rachel num jantar que ela preparou pra gente

Amei a música que está sendo trabalhada agora, Silhouete.

Segue a Grace nas redes sociais e, quando ela estourar, lembra que fui que te contei : )

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *