Foto: Kiko Tattoo
BalaioAmérica
07/04/2017 | Nenhum comentário

Um estúdio de tatuagem em Miami

Angélica, Flávia Alessandra, Bruno Gagliasso, Fernanda Paes Leme, Otaviano Costa, Juliana Knust…dá pra escrever um longo parágrafo só citando artistas brasileiros que fizeram tatuagens com Kiko.

Mosaico de fotos com Kiko e vários famosos tatuados por ele Blog Vem Por Aqui

O estudante de Informática que sempre foi apaixonado por desenho começou a tatuar em 95 e impressionou famosos pela qualidade técnica e simpatia. Com três lojas bem-sucedidas no Brasil, o tatuador resolveu internacionalizar a marca e buscou parceiros para levar a Kiko Tattoo para Miami.

Fachada da Kiko Tattoo em Miami Blog Vem Por Aqui

Procurou um amigo de infância que estava morando nos Estados Unidos e queria investir em novos negócios. A ex-esposa desse amigo, a empresária Marcelle Dias, acabou assumindo o desafio.

A sócia

Marcelle é engenheira e atuou por muitos anos ao mercado de Telecomunicações. Depois de um período dedicado à maternidade, queria voltar a trabalhar e teve que aprender sobre um setor quase desconhecido.

Eu nunca vivi esse mundo de tatuagem, mas o Kiko me conquistou pela história de vida e o jeito diferente da loja. Nosso espaço é aberto, proporciona um ambiente agradável. A gente não vende só uma tattoo, a gente vende uma experiência e a pessoa tem que estar à vontade. O outro grande diferencial é que não temos catálogo. O Kiko desenvolve os artistas dele. São 18 tatuadores nas quatro unidades. Eles vão conversar com você e tentar entender seu estilo. A partir daí, vão produzir uma tatuagem exclusiva.”

Da conversa inicial à inauguração da loja foram dois anos. Tempo em que enfrentaram a burocracia americana, encontraram o espaço ideal e tiveram que se adaptar as rígidas normas de construção da Flórida.

Eu estou nos Estados Unidos há seis anos e digo que todos os dias a gente aprende. É um país com muitas regras, mas isso não é ruim, é bom, porque as coisas funcionam, só que você tem que conhecer essas regras.”

Espaço e serviços

A unidade da Kiko Tattoo em Miami fica em Midtown, entre dois dos bairros mais descolados da cidade.

Design District é uma área onde você tem as grandes marcas de roupas, um ambiente mais sofisticado, e Wynwood tem toda qualidade artística, então, nossa ideia era estar no meio.”

Além do serviço de tatuagem, a loja conta ainda com colocação de piercings, uma barbearia e vai vender peças de uma marca exclusiva.

Espaço com penteadeira antiga e cadeira de barbeiro preta em frente, quadros na parede e cadeiras redondas ao lado coloridas Blog Vem Por Aqui

Marcelle não revelou o nome da marca que criaram, mas já adiantou que vão produzir roupas, sapatos e bolsas personalizadas.

Arara com camisetas da marca e bonés Blog Vem Por Aqui

No caso das bolsas, eles vão usar modelos vintage de grifes consagradas como Louis Vuitton, Gucci e Prada, para reproduzir tatuagens que serão pintadas ou gravadas no couro. O cliente também pode levar a própria peça e replicar uma tattoo que carrega no corpo.

Interior da loja com cadeiras de tatuagem e parede de quadros Blog Vem Por Aqui

O espaço pode abrigar até sete tatuadores, mas, por enquanto, vai operar com dois ou três.

Todos os tatuadores que atuam na Flórida têm que ter uma licença específica e o processo para obtenção é burocrático. Os artistas têm que fazer um curso e só podem trabalhar vinculados a um estúdio, mas estudar é rotina na Kiko Tattoo. Durante a entrevista com a Marcelle, conheci Marília Monteiro, tatuadora na loja de Miami.

Ela me contou que a empresa organiza workshops com frequência.

O Kiko investe muito na gente. Pega artistas bons, pintores bons e faz cursos.”

A profissional 

O criador da marca está sempre por perto conferindo o trabalho dos contratados e opinando sobre as técnicas. Por enquanto, ele deve passar um tempo maior nos Estados Unidos, mas ainda fará visitas frequentes às unidades do Brasil.

Kiko de boné e óculos de grau tatuando o braço de uma pessoa

Quem quiser marcar uma tatuagem com Kiko tem que se planejar com antecedência para encontrar espaço na agenda, mas com o sucesso do estúdio, vários profissionais alcançaram a própria fama.

Marilia, por exemplo, conta com quase 25 mil seguidores no Instagram e também tem sua cota de personalidades brasileiras que tatuou.

Mosaico com trabalhos da Marília Blog Vem Por Aqui

Ela começou a fazer tatuagens com 16 anos. A primeira das muitas que carrega pelo corpo, só conseguiu aos 20 porque os pais sempre proibiram.

Com a afirmação profissional da filha e uma compreensão maior desse universo, o preconceito acabou. Hoje, a mãe de Marília tem oito desenhos. O pai tem um e está pensando em fechar o braço.

O novo desafio aumentou ainda mais o orgulho pela filha. A artista também está feliz com a oportunidade.

Está sendo maravilhoso, valorizando meu nome.”

O diferencial americano

A chance de trabalhar com materiais de primeira também é um diferencial para Marília.

Segundo Marcelle Dias, os produtos usados nos Estados Unidos têm mais qualidade do que os das lojas brasileiras porque a Anvisa não permite a importação das agulhas e das tintas.

Já a rigidez com a higiene é a mesma em todas as unidades. Além do material descartável, eles têm uma sala só para esterilização.

Interior da loja com cadeira de barbeiro, poltronas verdes e ao fundo uma porta de vidro em frente ao balcão com a logomarca que é a sala de esterilização Blog Vem Por Aqui

A porta de vidro no canto direito, em frente ao balcão com a logomarca, é a sala de esterilização

Preço

Para estabelecer os valores que seriam cobrados nos Estados Unidos, Marcelle fez um estudo de mercado e descobriu que Miami é um dos lugares que mais tem lojas de tatuagem no país, em termos de concentração por metro quadrado.

Érika sentada no sofá entrevistando Marcelle Blog Vem Por Aqui

Apesar disso, entre os que têm uma técnica diferenciada, eles só identificaram três grandes concorrentes e, para superar a barreira de entrada num mercado novo, estabeleceram preços competitivos.

O valor mínimo para uma tatuagem é de US$ 100 por 10 minutos de trabalho. A partir daí, há descontos de acordo com o volume de tempo gasto.

Nem só modernos e descolados

Para a empresária, o mundo da tatuagem não é apenas de uma tribo. Além dos que têm o corpo todo desenhado, também existem os que preferem símbolos pequenos, os que querem ressaltar uma área do corpo e os que usam a técnica para disfarçar imperfeições…

Antes e depois de sobrancelhas feitas na Kiko Blog Vem Por Aqui

As minhas sobrancelhas são tatuagem. É um serviço diferenciado onde a gente desenha a sobrancelha da pessoa fio a fio.”

Outro tipo de trabalho que fez Kiko ficar conhecido no Brasil é a tatuagem de aréolas em mulheres que perderam as mamas por causa do câncer.

Segundo Marcelle, é comum os médicos viverem um dilema entre tentar preservar a estética feminina e evitar ao máximo os riscos causados pela doença. Por isso, Kiko participou até de congressos da área de saúde para ajudar os profissionais a oferecer alternativas mais satisfatórias para as pacientes.

Marília Monteiro conta que também é comum clientes pedirem tatuagens que ajudem a disfarçar cicatrizes de acidentes ou de cirurgias como a abdominoplastia.

Tendências e dicas

Marília diz ainda que o gosto dos clientes internacionais é bem parecido com o dos brasileiros.

É tudo igual. É muito global. Tanto que, por exemplo, a moda no Brasil é infinito, aqui eu vejo pessoas querendo fazer infinito também.”

Sobre alguns modismos, ela faz alertas. A tatuagem toda em branco, por exemplo, costuma sumir logo, já as que são muito microscópicas podem parecer emboladas com a expansão da tinta.

E lembra que é importante confiar nas sugestões do profissional.

Nem sempre o cliente sabe o que quer. Às vezes ele quer um negócio legal, mas, ao mesmo tempo, tem medo, além de não ter a visualização e não conhecer certos estilos. Nós estamos aqui para isso, para mostrar um leque de possibilidades.”

No caso da Marília, as especialidades são as tatuagens com influências indianas, mandalas e realismo.

Marília sentada no sofá de lado, dando entrevista Blog Vem Por Aqui

Como também faz o desenho de sobrancelhas, ela dá mais uma dica. Seguir sempre o tom da raiz do cabelo.

É que, por mais que você pinte, o cabelo vai crescer e fica mais natural.”

Lançamento oficial

A inauguração oficial da loja de Miami acontece amanhã, numa festa para convidados que deve contar com a presença de personalidades brasileiras.

Quem quiser conhecer o espaço pode visitar a unidade de segunda à sábado, de 11h às 19h. Você encontra o endereço no site, clicando em contato.

Para saber mais sobre o trabalho da Kiko Tattoo vale dar uma lida nesse post da Lalá Noleto.

Opções no entorno

Se você quer matar o tempo antes de fazer sua tatuagem ou está apenas esperando um amigo, o que não faltam são opções na região.

Do lado da loja há um salão de beleza. Caminhando nove minutos você chega ao Shops At Midtown. Andando 13 minutos em outra direção você encontra a Wynwood Walls, que já foi assunto de post aqui.

Logo em frente há uma cafeteria francesa, a Epicerie Art Café, que a Marcelle garante que é uma delícia.

Fachada do Epicerie com grafite nas paredes Blog Vem Por Aqui

E se você estiver precisando de coragem pra tattoo, não se acanhe. A Kiko oferece um drink de cortesia para os clientes.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *